Clima

Clima deve favorecer colheita de arroz no Estado esta semana

A chegada do outono e a presença de massa de ar polar sobre o estado deixarão o tempo mais firme e sem chuvas

Boletim semanal do Instituto Climatempo, produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), informa que as chuvas que ocorreram na primeira quinzena de março atrapalharam as atividades de colheita, sendo que o percentual de área colhida em todo o Rio Grande do Sul chega aos 21% (dados de sexta-feira).

O número poderia ser bem mais elevado, não fossem as chuvas continuas e de forte intensidade. Em contrapartida, quanto mais avança a colheita mais se observa que o clima este ano foi bastante benevolente aos arrozais. As médias de produtividade estão superando as expectativas, onde há produtores colhendo valores superiores aos 8,1 mil quilos por hectare.

A chegada do outono nesta segunda-feira (20) e a presença de massa de ar polar sobre o Estado deixarão o tempo mais firme e sem chuvas, permitindo que os produtores avancem rapidamente na colheita. A previsão de pancadas de chuva isoladas sobre as áreas produtoras entre quarta e quinta não deve causar prejuízos.

As temperaturas mínimas continuarão baixas neste começo de semana, principalmente sobre a metade leste do Rio Grande do Sul, mas não há riscos de formação de geada. As temperaturas voltarão a subir mais para o final de semana.

As chuvas generalizadas e em bons volumes devem vir somente na virada do mês. Até lá, as previsões continuarão sendo de possíveis pancadas irregulares, o que irão permitir o rápido avanço da colheita de arroz em todas as regiões produtoras.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nem sempre é desobediência Anterior

Nem sempre é desobediência

Licenciamento de placas com final 1, 2 e 3 vence dia 30 de abril Próximo

Licenciamento de placas com final 1, 2 e 3 vence dia 30 de abril

Deixe seu comentário